Uma caravana com 15 pilotos do Rio Grande do Sul viajará cerca de 2.200 quilômetros de ônibus, levando motos e estrutura completa, para disputar o 37º Enduro da Polenta durante o 10º Polenta Off Road, de 29 a 31 de maio, em Venda Nova do Imigrante (ES). A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Idealizador da jornada, o empresário André Luís Senter, 40 anos, de Lajeado (RS), explica que a ideia surgiu da vontade de manter o espírito coletivo que marcou a participação no Campeonato Gaúcho. “No fim do ano, olhei para a turma e pensei: ‘tenho um sentimento de que está faltando alguma coisa’ Quando falei ‘vamos?’, toparam na hora”, relembra. Dono do ônibus adaptado, ele estruturou o veículo com 14 lugares e espaço para até 16 motos, transformando a viagem em parte da experiência.
A equipe, chamada de “Sul Off Road”, deve reunir até 16 pilotos de diferentes cidades gaúchas. A saída está prevista para a manhã de quarta-feira (27), com chegada na noite de quinta (28), em Venda Nova. “É uma viagem longa, mas faz parte da diversão. A gente vai revezando na direção e aproveitando cada momento”, conta André, que atua nos ramos de avicultura e adubo orgânico. Alguns integrantes ainda optaram por ir de avião, enquanto as motos seguem no ônibus, mas a maioria embarca na aventura sobre rodas, incluindo o próprio André, acompanhado da esposa e dos dois filhos.
A relação do empresário com o enduro é antiga, mas ganhou novos rumos nos últimos anos. Após começar no off-road em 2008, como competidor de Enduro, e passar um período afastado das competições, conheceu o Enduro de Regularidade em 2022. “Fui picado pelo bicho. Dois amigos acharam que o Regularidade tinha mais a ver comigo”, afirma. Campeão estadual na categoria Novato em 2023, André destaca o desafio técnico da modalidade. “Não depende só de ser bom piloto ou ter uma moto melhor. É um conjunto de fatores que precisa casar certo”.
O Enduro da Polenta, que deu origem ao atual Polenta Off Road durante a Festa da Polenta em 1989, segue sendo uma das provas mais tradicionais do país. Integrando o calendário nacional da CBM, o evento costuma atrair competidores de várias regiões. Em 2025, pilotos de 13 estados participaram, e a expectativa é de crescimento neste ano, impulsionado justamente por iniciativas como a caravana gaúcha, que reforça o espírito de comunidade do esporte.
Para André Senter, que já percorreu trilhas em diferentes estados e até fora do país e participou do Polenta em 2025, a prova capixaba tem um diferencial especial. “Achei a prova muito boa de andar, com vários tipos de terreno. Eu me diverti bastante”, destaca. Agora, com uma equipe maior e uma logística inusitada, ele e os amigos prometem transformar a participação no Polenta Off Road não apenas em competição, mas em uma história para ficar na memória.